O mundo conectado, onde a “transparência” e o real estão se tornando cada vez mais verdade dentro das pessoas, está fazendo com que as marcas empresariais tornem-se “visíveis” ao mercado.

Não faz tempo que as empresas guardavam sua visão, missão e sua cultura organizacional como processos internos, agora não existe mais uma cultura interna e sim, uma cultura externa. Consumidores e clientes estão cada vez mais conscientes, exigindo por parte das empresas olhar para fora, conhecer as necessidades reais dos clientes – que nem sempre são claras para os próprios consumidores, e neste caso, é necessário conhecer a causa para trabalhar em uma solução.

Mas aí você me pergunta. E o que move tudo isso?

Podemos resumir em conectividade e transformação! Que proporciona o acesso a novas fontes de informação e de conhecimento e uma maior consciência pelas pessoas. Quando a empresa consegue se encaixar no ecossistema de valor, as pessoas passam a colaborar de forma orgânica, indicando e recomendando sua empresa, fortalecendo assim a rede de milhões de pessoas que estão em busca de um mundo melhor, que pensam em um futuro mais humanizado e sustentável.

Para que as empresas permaneçam no mercado futuro, as pessoas precisarão sentir “sua” verdade, conhecer seu DNA através das experiências de marca e da geração de conteúdos. Entender a melhor forma de se comunicar trabalhando ações consistentes e inovadoras – uma vez que as pessoas o vejam, sentirão algo sobre isso!

Mas como devo me posicionar junto ao mercado?!

Atualmente, o mercado vem trabalhando com 3 grandes ondas de relacionamento entre marcas e consumidores. A onda 1 é explorada pelo que chamamos de o grande tripé de um negócio do mercado futuro: o modelo de negócio em si, a essência da marca e boas estratégias para começar a vender. A onda 2 passa a gerar conexões emocionais, ou seja, se tornam mais relevantes e geram valor e quando a empresa consegue chegar na onda 3 ela já faz parte do ecossistema e o propósito torna-se parte do dia a dia, o que engaja multidões.

Ser verdadeiro e criar uma boa experiência em seus serviços, do início ao fim da jornada de seu cliente só tornará sua marca mais valiosa, fortalecendo suas estratégias de marketing e mobilizando multidões para seus projeto, produtos ou serviços.

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