Inovação Social

O desafio agora é mudar!

By 31 de agosto de 2018 No Comments

Em tempos de crise, uma atitude otimista pode fazer a diferença no futuro da sua empresa.

Tudo o que foi realizado pelo homem até hoje, foi construído quando nasceu a vontade de conquistar algo. Antes de abrir o seu próprio negócio, você idealizou o seu futuro e depois a determinação de levar seu sonho adiante. Sua presença de espírito e sua garra para conquistar esse sonho, foram primordiais…e você conseguiu! Entretanto, não se pode parar! Todos nós temos conhecimento e, os meios de comunicação nos mostram cada dia mais com clareza, todos os problemas com a macroeconomia do nosso país, mesmo assim muito pouco se tem feito para solucioná-los.

É tempo de mudanças no comportamento das pessoas. O consumidor vem se transformando no decorrer dos anos e o acompanhamento dessas mudanças, por parte das empresas, é de fundamental importância para definição dos produtos e/ou serviços empregados no mercado atual.

O que de fato está acontecendo é que estamos vivendo uma mudança de era. As mudanças que ocorrem no mundo estão redefinindo o contexto dos negócios e cada vez mais, as marcas devem se questionar como é possível se reinventar para continuarem a ter relevância no futuro próximo. Pesquisas de tendências mundiais apontam que a cada dia mais as marcas estão se tornando marcas humanas, com missão, visão e valores verdadeiros. Para as empresas, isso significa estar mais próxima de seus clientes, estabelecendo um elo, promovendo a sustentabilidade e cuidando do lado social.

Entender as necessidades dos clientes é sem dúvida, uma vantagem competitiva que auxilia nas estratégias da empresa e na geração de valor para o mercado. O mundo está entrando na onda da inovação social que estabelece um novo paradigma no sistema capitalista atual, fazendo com que os negócios feitos por pessoas e para as pessoas se transformem em reais sistemas de troca, em uma relação benéfica e mútua, construindo ou colaborando para soluções que respondam às necessidade sociais, ir além do lucro. É aí que o jogo muda! Contribuir para a solução dos problemas sociais pode ser sua melhor estratégia para o futuro.

Segundo dados estimados pela consultoria britânica Economist Intelligence (EIU), de fevereiro de 2015, o Brasil poderá perder a 7ª posição no ranking do Produto Interno Bruto para a Índia. Entretanto as previsões dizem que o Brasil chegará a 5ª economia mundial em 2015…a economia até poderá crescer rápido, mas o posicionamento do país no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) hoje é de número 85, atrás de países como a Bósnia Herzegovina e Azerbaijão. Diante de tantas desigualdades e exclusão social resultantes da má gestão pública que está aplicada no Brasil, já está na hora de falarmos em um novo jogo, com regras mais inclusivas, proporcionando ganhos para o país.

A inovação social está crescendo e ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo, onde o comportamento das pessoas é orientado a um consumo mais consciente. O grande impulso para a inovação social é enxergar a lacuna entre, o que já existe e, o que as pessoas precisam!

Neste novo contexto, devemos então, olhar para dentro de casa e, ao invés de nos queixarmos da crise, buscar saídas para estabelecer uma nova categoria de marcas, considerando aspectos relacionados à sua utilidade no mercado, além de uma gestão mais eficaz, capazes de transmitir valores humanos, inspirados e positivos.

Por Marina Copola

admin

Author admin

More posts by admin

Leave a Reply