O novo Mindset Empresarial começa na Cultura Organizacional e a Cultura Organizacional está associada aos valores que regem ações e comportamentos dos profissionais, sejam eles líderes, gestores, analistas ou trainees, de forma que estejam todos em sinergia e, através de padrões pré-acordados, contribuam para o crescimento da organização.

Por se tratar de aspirações e sonhos de empreendedores que começaram seus negócios em décadas atrás, a cultura dos fundadores é a que prevalece na maioria das empresas no mercado atual, e está atrelada ao modo como pensam, se comportam e negociam produtos e serviços. Sua visão de cultura possui um conjunto de crenças e sentimentos com raízes fortes e com dificuldades de se abrir ao novo. Estas empresas muito tradicionais e hierarquizadas via de regra tem dificuldade na escolha e na execução de projetos, uma vez que a sua estrutura de poder bloqueia a inovação e a melhoria.

Recentemente, vi uma fala de um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo que diz que se sente um “dinossauro apavorado” diante dos rumos que os negócios atuais estão seguindo, mas que luta para se reinventar. Não basta mais ter apenas uma marca sólida e investir em eficiência, essa fórmula não funciona mais! A afirmação foi de Jorge Paulo Lemann, um dos homens de negócio mais bem-sucedidos quando o assunto é condução de empresas tradicionalmente consolidadas. Lemann se referia à transformação cultural e as novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados. Ou seja, um universo totalmente inclusivo que chegou para ficar e que estamos chamando de transformação digital e a industrial tradicional precisa lutar para descobrir as novas demandas dos clientes e acompanhar as rápidas mudanças.

Já sabemos que a transformação digital chegou! Mas, o dado preocupante é a falta de conscientização das empresas tradicionais do mercado, na figura de seus líderes e gestores, em compreender isso e se adaptar ao novo. De nada irá adiantar digitalizar sua empresa acreditando que estará presenciando a transformação digital, pois a transformação digital inicia-se na transformação cultural. A reinvenção atual das companhias passa sobretudo na mudança de mentalidade.

É neste momento que a figura principal da empresa, o líder, precisa entrar em ação. É necessário mudar o mindset, seu e de toda sua organização, a fim de criar um pensamento realmente digital. O líder precisa envolver as áreas, entender como seu cliente pensa e se comporta, fazer um estudo de como seu negócio deverá estar em pelo menos 2025 e se planejar para isso. Precisa conhecer as tendências do ecossistema em que está inserido e entender que a transformação digital acontece inicia-se pelas pessoas! Terá de redesenhar o DNA, criar ou atualizar os pilares culturais. Uma nova forma de pensar e engajar seus clientes!

Incentivar a transformação, porém, é um desafio e tanto. Sabemos que as organizações mais admiradas têm uma cultura favorável à inovação e à mudança. Se por um lado a falta de recursos possa ser uma das justificativas das organizações, por outro, a transformação chegou para ficar e numa velocidade que ninguém consegue acompanhar, e quanto mais tempo levar para iniciar a jornada, mais complexo pode ficar o cenário e mais dinossauro sua empresa se tornará.

É claro que muitos fatores influenciam a capacidade de uma organização de realizar projetos e alcançar resultados, mas está comprovado que a cultura é determinante para o sucesso. No livro O Novo Código da Cultura, os autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, afirmam que o protagonismo não é a tecnologia e sim as transformações a respeito, sobretudo, das pessoas.

Eu não tenho dúvida que para sua empresa passar pela transformação digital, ela precisará passar pela mudança de mindset. Tamanha mudança de posicionamento que torna-se inviável sem o envolvimento dos líderes e representada por pessoas que entendam sua importância no contexto da organização e dedicam-se a alcançar e superar resultados.

Líder, se não fizer por consciência, faça por inteligência empresarial!

Marina Copola

Author Marina Copola

More posts by Marina Copola

Leave a Reply