Cultura Digital

Jornada da Transformação Digital

By 6 de fevereiro de 2019 No Comments

O caminho para construir uma cultura de inovação no seu negócio

Essa semana participei do Digital Mission, da Digitalks em São Paulo.  O evento apresenta a transformação digital de forma prática, através de visitas às empresas consideradas cases no assunto.

Meu objetivo aqui é descrever quais foram minhas impressões sobre como cada empresa está passando pela transformação digital e como isso tem impactado o ambiente de trabalho, a gestão, os profissionais, enfim, todo o ecossistema corporativo.

Existem diversas formas de inovar, porém há uma ausência de qualquer hierarquia entre os tipos de inovação. Existe a inovação aberta, inovações de configurações, de ofertas, de experiências e mais uma série de modelos de inovação (que você pode dar um google e conhecer melhor cada uma). Você não precisa escolher apenas um modelo de inovação, você pode escolher um mix que seja mais adequado à sua organização.

Entretanto, um ponto muito importante é necessário ser analisado antes mesmo de iniciar sua jornada. Você precisa trabalhar na estratégia de inovação e no modelo operacional escolhidos. Após definir sua estratégia, será necessário seguir alguns critérios, que todas essas empresas consideram essenciais para se estruturar do ponto de vista de inovação.

São eles:

  • Indicadores de desempenho;
  • Clareza do Objetivo;
  • Orientação da sua gestão de portfólio (qual portfólio de produtos iremos priorizar dentro do nosso núcleo de inovação?);
  • Atuação ativa da liderança da empresa – inovação não vai para a frente se não tiver o patrocínio da liderança;
  • Criação de uma cultura – explorar a essência que faz sentido, que faz o coração bater;
  • Estruturação de processos –  para entender como estão o andamento dos projetos;
  • Interação com o seu ecossistema e uma série de outros pontos que surgem com o conhecimento na jornada da transformação.

 

Para começar a jornada, você deve pensar em montar um núcleo de inovação, para conseguir iniciar uma cultura de inovação em sua empresa. Esse núcleo não pode ser simplesmente uma área ou departamento isolado. Trata-se de algo que precisa ser implementado na empresa como um hub. Essa área irá trabalhar com todas as áreas da empresa, para juntos, em um processo cocriativo buscarem novas soluções. Dessa forma, o Hub vai atuar em vários pontos ao mesmo tempo, adquirindo e transferindo uma cultura de inovação.

Como tarefa inicial, esse núcleo precisará planejar os caminhos para seguir na jornada. De nada adianta querer passar pela transformação digital, se não souber quais os pilares e qual será a cultura digital da nossa empresa?! Qual será o mindset digital da nossa empresa?!

Após definir os conceitos que regem e validam a cultura da empresa, precisa-se explorar os pontos de contato que farão sentido para sua empresa, um road map pode te ajudar. Explore:

  • As dinâmicas que irá adotar para disseminar a cultura digital para seus colaboradores;
  • Quais tecnologias serão necessárias para as principais áreas da sua empresa e verifique se elas se integram de alguma forma para conseguir otimizar seus processos;
  • Conheça a jornada do seu cliente e os domínios que tem junto a eles.
  • Mapeie quais serão suas estratégias de inovação;
  • E por fim, conheça suas principais barreiras que irá enfrentar para realizar a jornada.

O núcleo de inovação tem a função de disseminar a cultura digital e trabalhar o mindset dos colaboradores. Lembre: a cultura certa, atrelada à inovação e à capacitação de pessoal, é fundamental para criar novas oportunidades de receita por meio de uma experiência melhor.

Muitas empresas focam grande parte da sua energia em criar produtos inovadores, mas isso é apenas metade do caminho para o sucesso. O futuro do seu negócio está nas mãos dos seus colaboradores e no poder de influencia que terá sobre eles, sobre seu negócio e sobre seus clientes.

Saber que a transformação digital chegou, todos sabemos! Mas será que você está preparado para essa jornada?! Independente de estar ou, o maior desafio está em como entregar soluções inovadoras para o seu mercado. Confira abaixo alguns insights para te ajudar neste início:

– Coloque o seu cliente no centro da sua estratégia;

– Considere os diferentes perfis;

– Crie soluções, não apenas ferramentas;

– Traga uma visão humana e potencialize seus benefícios;

– Tenha um espaço para criar e testar novas soluções;

– Invista na adoção de novos processos e tecnologias e

– Experimente novos papéis.

 

Bem-vindo a nova economia! Bem vindo à era do propósito, da cultura digital.

admin

Author admin

More posts by admin

Leave a Reply